Conceito de cor:
Quando falamos de cor , temos dois tipos de conceitos:
- Cor e luz;
- Cor e pigmentos.
Cor e luz:
Cor e pigmentos:
A cor-pigmento é a substância usada
para imitar os fenómenos da cor-luz. Cores que podem ser extraídas da natureza, como materiais de origem vegetal,
animal ou mineral, e que da sua mistura, através de processos industriais,
surge o pigmento.
RGB(Red, Green e
Blue):

Onde
as cores se sobrepõem, surgem o cíano, a magenta e o amarelo que são as
cores secundárias da cor-luz. As cores são criadas acrescentando luz a cada uma
das cores intervenientes no processo.
O monitor da televisão e do computador utiliza as mesmas propriedades fundamentais da luz que ocorrem na natureza.
Como as cores RGB se combinam para criar o branco, também são denominadas cores aditivas. Juntando todas as cores obtém-se o branco, ou seja, toda a luz é reflectida de volta ao olho.
O monitor da televisão e do computador utiliza as mesmas propriedades fundamentais da luz que ocorrem na natureza.
Como as cores RGB se combinam para criar o branco, também são denominadas cores aditivas. Juntando todas as cores obtém-se o branco, ou seja, toda a luz é reflectida de volta ao olho.
As cores aditivas são usadas em iluminação, vídeo e monitores. O monitor, por exemplo, cria a cor emitindo luz através de fósforo vermelho, verde e azul.

Quanto mais altos os valores, maior é a quantidade de luz branca. Assim, valores elevados de RGB resultam em cores mais claras. Esse modelo de cor apresenta uma desvantagem: ele é dependente de dispositivo. Isto significa que pode ocorrer variação de cores entre monitores e scanners, podendo acarretar um desvio em suas especificações, exibindo assim, as cores de maneira diferente.
CMYK (Cyan, Magenta, Yellow e blacK):
As cores do monitor são reproduzidas
numa impressora através dos pigmentos.
Os pigmentos criam as cores primárias
azul, amarelo e vermelho, as quais, juntas, criam outras cores. O método mais
comum de reprodução de imagens coloridas em papel é pela combinação de
pigmentos cíano, magenta, amarelo e preto.
Neste modelo cada cor é descrita com uma percentagem (de 0% a 100%).

O modelo de cor CMYK é chamado de modelo subtractivo de cores porque cria cores absorvendo luz.
HSB:
Com base na maneira como as pessoas
percepcionam as cores, o modelo de cor HSB define as cores com três atributos:
matiz (H), saturação (S) e brilho (B) - (H-hue, S-saturation, B-brightness).
Matiz é o nome que damos a uma cor na
linguagem comum.
Os matizes formam o círculo das cores. Vermelho, azul, verde são matizes.
Saturação ou croma é a vivacidade da cor e o
quanto de concentração de cor que o objecto contém. Quanto mais alta é a saturação, mais intensa é a cor.
Brilho refere-se ao acréscimo ou remoção
de branco de uma cor. As cores podem ser separadas em claras e escuras quando seu brilho é comparado. O brilho é uma medida de intensidade
da luz numa cor.
Baseado na percepção humana das cores, este
modelo descreve três características fundamentais da cor:
- Matiz: é a cor reflectida ou transmitida através de um objecto. É medida como uma localização no disco de cores padrão e expressa em graus, variando de 0° a 360°. Geralmente, o matiz é identificado pelo nome da cor, como vermelho, laranja ou verde.ž
- Saturação, ou croma: é a força ou a pureza da cor. A saturação é a quantidade de cinza existente em relação ao matiz, medida como uma percentagem de 0% (cinza) a 100% (totalmente saturado). No disco de cores padrão, a saturação aumenta do centro para a aresta.
- Brilho: é a luminosidade ou a falta de luminosidade relativa da cor, geralmente medida como uma percentagem de 0% (preto) a 100% (branco).
YUV:
O padrão YUV (chamado também CCIR
601), anteriormente baptizado YCrCb (Y Cr Cb), é um modelo de representação da
cor dedicado ao vídeo analógico.
Baseia-se num modo de transmissão
vídeo de componentes separadas que utilizam três cabos diferentes para fazer
transitar as informações de luminância (luminosidade) e dois para as
componentes de crominância (cor). Trata-se do formato utilizado nos padrões PAL
(Phase Alternation Line) e SECAM(Séquentiel Couleur avec Mémoire).
O parâmero Y representa a luminância
(ou seja, a informação a preto e branco), enquanto U e V permitem representar a
corminância, ou seja, a informação sobre a cor. Este modelo foi criado para
permitir transmitir informações coloridas para as televisões a cores,
garantindo que as televisões a preto e branco existentes continuavam afixar uma
imagem em tons de cinzentos.
(informação
retirada de http://www.est.ipcb.pt/tecnologias/tec_DCG/Teorica/Sebenta%202004%20-%20Cap%20VI.pdf,
http://pt.kioskea.net/contents/video/yuv-ycrcb.php3 e http://pt.wikipedia.org)
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