
O termo multimédia refere-se portanto a tecnologias com suporte digital para criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdos.
Tipos de multimídia:
Quanto a Natureza espaço-temporal:
Estáticos - Agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como, textos e gráficos;
Texto: O texto é o meio que permite transmitir informação essencial e por isso tem sido a forma dominante de interação entre o ser humano e o computador. O texto é uma das formas principais da comunicação entre seres humanos. As operações de processamento de testo são geralmente implementadas por aplicações que se designam por processadores de texto. O processador de texto fornece uma interface gráfica que apresenta, em cada instante, o aspecto real do documento.

- BMP;
- GIF;
- TIFF;
- PNG;
- JPEG.
Dinâmicos - Agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio e a animação. Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respetivo tipo de média dinâmica:
Áudio: o áudio é um tipo de media que estimula o sentido da audição. O formato digital corresponde a um formato compatível com o processo realizado pelos computadores, enquanto que o formato analógico corrensponde ao áudio gravado nas cassetes ou dicos de vinil.
Vídeo: é uma representação electrónica de uma sequência de imagens. As imagens que constituem a sequência de vídeo designam-se por fotogramas ou tramas. O vídeo digital corresponde ao vídeo criado por uma câmara de vídeo digital ou ao da emissão de um canal de televisão.
Animação: a animação é vista como um movimento sequencial de um conjunto de gráficos, no formato digital, que vão sofrendo alterações ao lingo do tempo.
Quanto a origem:
- Capturados - São aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador;
- Sintetizados - São aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos.
Quanto ao modo de divulgação podemos encontrar dois tipos:
- Online - Divulgação online significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efectuada, por exemplo, através da utilização de uma rede informática local ou da WWW.
- Offline - A divulgação offline de conteúdos multimédia é efetuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD e DVD.
Linearidade: É a passagem de conteúdos de multimédia através uma sequência pré-programadas;
- Sistema “passivo” - o utilizador não tem qualquer controlo sobre o conteúdo da apresentação e recebe informações, suporte ou instruções vindas do sistema.
Não-Linearidade: É a passagem de conteúdos de multimédia através de várias interações do utilizador;
-Sistema “activo” - o utilizador tem o controlo do desenrolar da acção que este pretende visualizar.
Tipos de produtos multimédia:
· Baseados em páginas: Desenvolvidos numa estrutura do tipo espacial. Em produtos multimédia, os utilizadores podem consultar as suas páginas utilizando as hiperligações existentes entre elas.
· Baseados no tempo: Desenvolvidos segundo uma estrutura assente no tempo. Em produtos multimédia, os conteúdos podem ser sincronizados, permitindo definir o momento em que dois ou mais deles estão visíveis.
Representação Digital:
A representação digital da informação é a primeira característica dos sistemas multimédia:
· Reduzir os media, que estimulam os nossos sentidos, a padrões de dígitos binários que são manipulados pelos computadores
Como é representada a informação?
Na computação são usados dois estados: 0 ou 1 (Sistema binário).
Como se converte um número binário para decimal?
Dado um número binário, cada um dos seus dígitos representa uma potência de 2, da seguinte forma:
1101(2) =? (10) →1101(2) = 13 (10)
Bit – é a informação mínima de informação do binário, podendo representar 1 ou 0.
1 Byte= 8 Bit (capacidade de armazenamento)
Multiplos do Byte:
A digitalização de um sinal analógico é composta pelas fases de amostragem, quantização e codificação.
Amostragem: É o processo que permite a retenção de um conjunto finito de valores discretos dos sinais analógicos.
Quantização: Depois de amostrado o sinal analógico, sob a forma de amostras é preciso quantificar a infinidade de valores que a amplitude do sinal apresenta.
Codificação: Os valores das amplitudes, depois de quantificados, precisam de ser codificados para poderem ser representados por uma sequência de bits com valor 0 ou 1.
Recursos Necessários:
Recursos Necessários:
Para o desenvolvimento e a execução de conteúdos e aplicações
multimédia, existe um conjunto de recursos de hardware, software e
suportes de armazenamento de informação que podem contribuir, para um acréscimo da sua qualidade.
multimédia, existe um conjunto de recursos de hardware, software e
suportes de armazenamento de informação que podem contribuir, para um acréscimo da sua qualidade.
Tipos de Hardware:
- Dispositivos de entrada (Ex.:scanner, rato, teclado, microfone, webcam);
- Dispossitivos de saida (Ex.:colunas, projector, monitor, auscultadores);
- Dispositivos de entrada/saida (Ex.:Placa de som, placa de rede, fax, modem);
- dispositivos de armazenamento (Ex.:do tipo magnetico-disco rigido, disquete, bandas magneticas. do tipo semicondutores-cartões de memoria, Pen Drives. do tipo optico-Cd's, DVD's, Blu-ray's.)
Sem comentários:
Enviar um comentário